Rosário Passo a Passo
Se você nunca rezou o Rosário e quer tentar fazer… ou se você não o reza a vários anos e voltar a cultivá-lo como parte de sua espiritualidade… ou se você o reza de vez em quando e quer reavivar seu interesse, este livro foi feito para você. É um guia passo a passo para a prática do Rosário com algumas sugestões para torná-lo uma experiência espiritual gratificante.
1o Passo:
Ter um Rosário. Isto parece muito simples. Muitas famílias possuem um Rosário em algum lugar da casa. Pode ser um objeto de herança ou um simples objeto de contas plásticas. Algumas pessoas não gostam de plástico, elas preferem vidro. Outras preferem uma corrente e não fios para unir as contas. O estilo do crucifixo também influencia o gosto de muitas pessoas. Escolha um Rosário que mais lhe agrade, isto ma animará a usá-lo com mais freqüência. Se outras pessoas de sua família irão rezar com você, deixe-os escolher seus próprios rosários.
2o Passo:
Decida quando você rezará. Determinar uma hora específica de cada dia ou semana é o melhor caminho. Você pode alternar as sessões de oração do Rosário: Segundas, Quartas e Sextas pela manhã, numa semana; Terças, Quintas e Sábados à noite na semana seguinte. Se quiser algo mais espontâneo, deixe que os acontecimentos do dia determinem quando você rezará o Rosário. Algumas pessoas descobrem que preferem usar os mistérios como guia para um dia todo de oração meditativa enquanto trabalham ou tem seu lazer. Porém, certifique-se que os acontecimentos do dia não o impeçam de rezar o Rosário. Algumas pessoas rezam o Rosário logo após o jantar… outras na hora de dormir.
Se você for rezar em Família, deixe que todos determinem o horário em consenso. Se não conseguir um acordo, designe uma pessoa da família a cada dia ou semana para marcar o horário. A rotatividade desta responsabilidade permite a cada um a oportunidade de escolher.
3º Passo:
Instruções básicas: Aprenda a rezar o Rosário com seus amigos que já rezam ou com um livro como esse. É uma boa idéia assistir a oração do Rosário na paróquia local (informe-se sobre os horários) e observar como os o9utros rezam. Mas lembre-se de um ponto importante: mesmo que a maioria das pessoas recitem o Rosário da mesma forma, há várias maneiras que e4le pode ser recitado.
São as contas que nos mostram o caminho: Comece com o Pai Nosso, três Ave Marias e um Glória ao Pai. Depois as dezenas, meditando nelas cada um dos grupos de mistérios e depois conclua as orações. Não tenha receio de acrescentar seus próprios pedidos ou orações favoritas. Pe Louis Putz, CSC nos contou que aprendeu a rezar o Rosário com sua avó na Bavária. Ele lembra das palavras que ela acrescentava durante a Ave Maria que aprofundavam a compreensão dos mistérios: depois do “Bendito é o fruto de vosso ventre” ela acrescentava “aquele que foi consagrado no templo – quarto mistério gozoso”.
4º Passo:
A princípio não se preocupe em saber se está rezando bem o Rosário. Apenas reze. Faça-o mesmo que perca o caminho e se sinta inepto. Em outras palavras, comece a rezar já. Não diga “algum dia eu experimentarei o Rosário”, mas “Este dia é hoje”. Como andar de bicicleta, nadar ou começar num novo emprego, começar a rezar o Rosário pode ser difícil. Mas assim como todas essas atividades, você logo se sentirá mais confiante e apto a fazê-lo.
5º Passo:
Criar o hábito de rezar o Rosário. Estamos sempre adquirindo hábitos bons e maus; o segredo para desenvolver bons hábitos é a repetição consciente. Aquilo que começa com uma decisão de fazer algo (ir dormir cedo, evitar doces, ler mais) logo se torna uma prática diária. Isto também acontece com o Rosário.
Porém não deixe que o hábito se torne uma rotina, algo que você faz sem pensar, sem sentir ou entender. Quando um beijo de despedida amoroso e sincero se torna um rotineiro beijo na bochecha, seu valor diminui sensivelmente. O mesmo acontece quando uma oração sincera se torna um zumbido de orações decoradas. O Rosário é algo que escolhemos para nos fazer sentir, acreditar e ajudar a aproximarmo-nos de Deus. Para que isso aconteça você não pode deixar que isto se torne enfadonho e mundano.
6º Passo:
Uma vez descoberta as alegrias do Rosário, deixe as pessoas que te conhecem saberem disto. Não guarde só para si mesmo. Com suas palavras (mais importante), com suas ações, você demonstra como a oração do Rosário pode mudar sua vida. Convide os outros para rezar o Rosário com você ou seus próprios amigos. Nessa sessão você encontrará algumas ideias de como fazer este convite.