Venerável Pactrick Peyton CSC

Patrick Peyton foi um sacerdote irlandês, era membro da Congregação da Santa Cruz, pároco de Hollywood e fundador da Cruzada do Rosário em Família – movimento autorizado pela Igreja que visava unir as famílias em torno da oração.

Peyton tem influência pelo mundo promovendo a oração do rosário e foi ouvido por milhões de pessoas. Ele morreu em 1992 e, após sua morte, muitos relatos de favores recebidos por sua intercessão foram anotados.

Em 2017, o Papa Francisco declarou Pe. Peyton “Venerável”, um passo importante no caminho para a santidade na Igreja Católica. Seu ministério continua hoje sob a direção da Congregação de Santa Cruz.

História

Patrick Peyton foi um sacerdote irlandês, era membro da Congregação da Santa Cruz, pároco de Hollywood e fundador da Cruzada do Rosário em Família – movimento autorizado pela Igreja que visava unir as famílias em torno da oração.

Nossa Senhora curou-o. Papas e presidentes elogiaram-no. As estrelas e magnatas de Hollywood deram generosamente o seu tempo e talento para o ajudar, sendo injustamente acusado de querer holofotes. Milhões de pessoas que escutaram a sua mensagem simples foram tocadas no fundo de seus corações e firmaram compromissos que mantiveram durante toda a vida. A seu pedido, famílias através do mundo abriram os seus corações e lares a Nossa Senhora, rezaram o Rosário todos os dias e aprenderam a verdade da sua mensagem simples: A Família Que Reza Unida Permanece Unida.

A Vida e obra de Pe Peyton

A vida e o trabalho do Venerável Pe. Patrick Peyton alcançaram milhões. Ele compartilhou e pregou seu incrível amor, afeição e devoção a Deus e a Maria, estendendo a promessa de paz e bençãos através da oração em família, especialmente o Rosário.

Pe. Peyton nasceu no dia 9 de Janeiro de 1909, o sexto de nove filhos, numa cidade rural de Carracastle localizada na costa oeste do Condado Mayo, na Irlanda. Ele imigrou para os Estados Unidos em 1928.

Quando trabalhava na Catedral em Scraton, Pensilvânia, ele ouviu o chamado de Deus para o sacerdócio e entrou no seminário da Congregação de Santa Cruz em Notre Dame, Indiana. Quando estava no seminário, foi diagnosticado com tuberculose avançada e uma pequena esperança lhe foi dada para sua recuperação. O Padre começou a rezar a Deus através da intercessão de Maria. Ele ficou curado e, então ordenado padre em 15 de junho de 1941.

Recentemente ordenado e ardendo com a determinação de passar sua vida a serviço da nossa Abençoada Mãe, Pe Peyton sabia exatamente o que fazer. Em agradecimento a Maria por sua notável recuperação, ele devotaria sua vida e sacerdócio proclamando o valor e a necessidade da oração em família, especialmente a oração diária do Rosário. Ele sabia o seu valor por viver quando criança numa família onde o Rosário preenchia sua casa e corações todos os dias com as mais desafiantes palavras que alguém pode dizer: “Creio em Deus”… “Pai Nosso”… “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós”.

Um padre e uma visão. Pe. Peyton foi pioneiro na divulgação do rosário pelos meios de comunicação. Ele fundou assim o que seria a resposta para a paz no mundo e para a a unidade da família, a oração. O Rosário em Família foi fundado  oficialmente em 1942.

Em 1942 começou a promover a oração do rosário através de cartas aos bispos dos Estados Unidos. Foi quando disse a famosa frase:” A família que reza unida permanece unida”. Tão grande e entusiástica foi a resposta para o apelo que o efeito foi logo sentido em três outros continentes. Reconhecendo a necessidade de sua mensagem ser ouvida por todos, Pe. Peyton voltou-se para o poder da mídia de massa.

No início produziu programas de rádio, depois foi para a televisão e fez alguns filmes. Sozinho, mas com os “bolsos” cheios de determinação foi para Hollywood onde conseguiu a adesão, apoio e colaboração de várias personalidades do cinema para sua causa tais como: Bob Hope, Loretta Young, Jimmy Stewart, Dom Ameche, Gregory Peck, Shirley Temple, Lucille Ball, Natalie Wood, Charlton Heston.

Em 1947 Pe Peyton fundou a o Teatro da Família (Family Theater Productions) cujo objetivo era a produção de filmes com valores cristãos e humanistas. Principais estrelas de Hollywood reconheceram a importância do seu trabalho e apoiaram o novo projeto do padre irlandês.

Peyton não se contentou em divulgar sua missão no país que o acolheu, começou uma grande peregrinação pelo mundo. Visitou os cinco continentes e por onde passou sua voz foi ouvida por milhares de pessoas em grandes concentrações ou cruzadas. O mundo se rendeu ao carisma do Padre do Rosário, o padre da Paz, como ficou conhecido.

Em 1948, Pe. Peyton iniciou a primeira das muitas Cruzadas do Rosário mundiais. Milhões de pessoas se reuniram para ouvir ele falar em muitas ocasiões entre elas em São Francisco, Barcelona, São Paulo e Rio de Janeiro. Sua convicção no poder da oração e seu amor por Maria emanavam dele quando falava.

Em 1957 Pe. Peyton acabou a produção dos 15 filmes que descreviam os Mistérios do Rosário. Eles ainda são publicados hoje em todo o mundo.

Pe. Peyton levou sua mensagem para mais de 28 milhões de pessoas através de discursos pessoais, palavra escrita, rádio, filmes e televisão. Seus slogans – A Família que reza unida permanece unida e Um mundo que reza é um mundo em paz – cativou audiências em todo o mundo. Quatro Papas reconheceram e aprovaram os esforços desse grande homem para promover a unidade e a santidade da família. O trabalho da vida de Pe. Peyton tornou-se seu “Magnificat” para Maria.

Pe. Peyton morreu no 3 de Junho de 1992 em São Pedro, Califórnia. Nos seus momentos finais suas palavras foram “Maria, Minha Rainha, minha Mãe”.

“A família é o maior tesouro da terra. Deus é o maior tesouro o Céu. O Rosário é o elo de aço que tem o poder de unir ambos pelo tempo e pela eternidade”, Pe Patrick Peyton.

Canonização

Padre Peyton foi enterrado em 8 de junho de 1992 no Cemitério da Comunidade Holy Cross no Stonehill College em North Easton, Massachusetts nos Estados Unidos. Enquanto ele viveu, as orações e o toque curador do Padre Peyton ajudaram muitos em suas necessidades, desde sua morte, muitos relatos de favores recebidos por sua intercessão foram notados. Alguns relatam curas físicas, outros falam de favores espirituais recebidos, de menção especial são relatos de católicos alienados voltando aos sacramentos e de famílias encontrando esperança e coragem no sofrimento. Muitos comentaram sobre a rapidez com que suas orações foram respondidas.

A causa de Beatificação do Pe. Peyton teve seu início no início de 1997, cinco anos depois de seu falecimento de acordo com as normas da Congregação.

Em 1 de Junho de 2001, o Bispo Sean O’Malley da Diocese de Fall River, Massachusetts, EUA, anunciou que tinha recebido a notificação da Congregação para as Causas dos Santos do Vaticano, dizendo que a causa para a santidade do Pe. Patrick Peyton podia prosseguir.

O sacerdote foi, então, declarado Servo de Deus. Em 2008, o processo foi transferido da diocese de Fall River para a Arquidiocese de Baltimore, EUA. Em 2017, o Papa Francisco declarou Pe, Peyton “Venerável”.

O ministério do Pe. Peyton continua hoje sob a direção da Congregação de Santa Cruz. O Rosário em Família (Family Rosary) é um membro do Ministério da Família de Santa Cruz (Holy Cross Family Ministries) que inclui o Rosário em Família, o Family Theater Productions, os Institutos da Família do Pe. Peyton, Catholic Mom, e o Museu da Oração em Família. Cada ministério para Família com meios diferentes, porém complementares. O Rosário em Família prospera em dezessete países nos cinco continentes, fazendo a sua mensagem de oração, uma unidade global.

A terceira etapa da Santidade exige que um milagre seja oficialmente atribuído ao candidato. Os milagres são considerados pela Igreja como sinais da santidade do candidato à santidade e de sua proximidade com Deus na vida após a morte. Suas evidências devem provar a cura sobrenatural não explicável por tratamento médico ou raciocínio científico.

Houve dois possíveis milagres médicos relacionados à intercessão do padre Peyton que foram estudados em suas dioceses de origem. Agora que o padre Peyton foi declarado “Venerável”, esses possíveis milagres médicos podem ser revistos e um parecer pode ser emitido pela Congregação para as Causas dos Santos. Eles irão selecionar um dos dois e começar seu estudo.

Oração para pedir a intercessão do Pe. Patrick Peyton através de Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.

Deus, nosso Pai, tua sabedoria se manifesta em toda a criação e poder da tua graça se revela na vida das pessoas santas, que nos inspiram a confiar mais em ti e a servir aos outros com mais generosidade. De maneira única, abençoaste a vida e a obra do teu servo Padre Patrick Peyton, C.S.C., e o converteste em um apóstolo fervoroso d de Maria, Rainha do Santo Rosário e nossa Mãe. Através da tua intercessão, pedimos esta graça … Por favor concede-o, se é para a tua honra e glória, através de Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.